Citologia e Histologia (Mitose)
O QUE É MITOSE?
A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre em todas as células eucarióticas e garante a formação de duas células-filhas. É um processo importante para o crescimento e regeneração de organismos multicelulares e para a reprodução assexuada de organismos unicelulares.
Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esse processo inicia-se após o período de interfase, que compreende o momento entre duas fases de divisão celular.
Interfase
Na fase da interfase, a célula não está se dividindo, entretanto, existe intensa atividade para que seja feita a preparação para o início da divisão celular. Esse período pode ser dividido em três etapas:
G1 (G refere-se à palavra gap, que significa intervalo): Em G1, ocorre a transcrição do RNA e a síntese de proteínas processos que acontecem normalmente na célula. Nesse período, também ocorre o aumento gradativo da célula, que se encontra pequena após o processo de divisão celular.
S (S refere-se à palavra síntese, que significa intervalo): Em S, ocorre a replicação (duplicação) do DNA, sendo, portanto, uma etapa importante para garantir a manutenção da quantidade de cromossomos após a divisão celular. Nessa etapa também ocorre a duplicação dos centríolos.
G2: a célula certifica-se de que o DNA está replicado e cresce um pouco mais em tamanho. Nessa fase também se reinicia a produção de RNA.
Prófase
O DNA já duplicado na interfase inicia o processo de condensação (espiralização) para a individualização dos cromossomos. A carioteca e o nucléolo desaparecem e os centríolos se duplicam.

Prófase
Metáfase
Os centríolos migram para os polos opostos. Os cromossomos estão no grau máximo de condensação, localizados no equador da célula e presos pelas fibras do fuso mitótico.

Metáfase
Anáfase
Ocorre a duplicação dos centrômeros e a separação das cromátides-irmãs, que são puxadas para os polos opostos da célula, através do encurtamento das fibras do fuso mitótico.

Anáfase
Telófase
Para que ocorra a formação de duas células-filhas, o citoplasma se divide (citocinese). Reaparecem a carioteca e o nucléolo, assim como todas as organelas. Os cromossomos se desespiralizam e a célula volta para a interfase.

Em Resumo
A divisão celular ou reprodução celular consiste na proliferação ordenada das células. Ocorre de duas formas: através da mitose e da meiose.

Comentários
Postar um comentário