A estrutura da celular (citoplasma I)
Hialoplasma
O citoplasma das células eucariontes e procariontes é preenchido por uma matriz viscosa e semitransparente, o hialoplasma ou citosol.
No hialoplasma encontram-se moléculas e organelas celulares.
O conjunto formado pelo hialoplasma e organelas celulares constitui o citoplasma das células.
O citosol encontra-se em contínuo movimento, impulsionado pela contração rítmica de certos fios de proteínas presglicogênio.

Estrutura e Composição
Em células eucariontes, o hialoplasma ocupa 50-80% do volume total da célula.
É constituído de 70-80% de água. Os demais elementos encontrados são íons, aminoácidos e carboidratos.
Conforme a quantidade de água, o hialoplasma pode ser encontrado em dois estados:
- Estado sol: apresenta consistência fluída;
- Estado gel: apresenta consistência viscosa.
A região mais externa do citoplasma tende a ser mais viscosa e denomina-seectoplasma ou citogel.
Enquanto a região mais interna tende a ser mais fluída e denomina-se endoplasma ou citosol.
Funções
- Regula o pH intracelular;
- É o espaço onde ocorrem as reações químicas vitais para a célula, como a glicólise anaeróbia e a síntese proteica;
- Contribui na movimentação celular por meio da ciclose. A ciclose é uma corrente citoplasmática orientada em determinado sentido, capaz de deslocar as organelas celulares.
Organelas Celulares
As organelas ou orgânulos celulares são estruturas citoplasmáticas especializadas na realização de determinadas funções. São elas: retículo endoplásmatico, complexo golgiense, lisossomos, plastos, mitocôndrias, vacúolos, centríolos e peroxissomo.
Reticulo endoplasmático liso e rugoso
O reticuli endoplasmático uma organelaque está relacionada com a síntese de moléculaorgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes.
O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. Os retículos sãoestruturas membranosas compostas desacos achatados e localizados no citosil das célula.
O reticuli endoplasmático uma organelaque está relacionada com a síntese de moléculaorgânicas. Existem 2 tipos de retículo: o liso e o rugoso, que tem formas e funções diferentes.
O rugoso é associado aos ribossomos e à síntese de proteínas, enquanto o liso produz os lipídios. Os retículos sãoestruturas membranosas compostas desacos achatados e localizados no citosil das célula.
Retículo Endoplasmático Rugoso
O retículo endoplasmático, quando associado aoprotmos adquire uma aparência áspera, motivo pelo qual é chamado de rugoso ou granuloso. Está localizado no citoplasma, próximo aonúcleo, sendo a sua membrana uma continuação da membrana nuclear externa.
A proximidade com o núcleo torna a sintese proteinas mais eficiente, uma vez que o RER pode enviar rapidamente um sinal para o núcleo iniciar o processo de transcrição do DNA, e ainda quando há proteínas deformadas ou desdobradas (inativas), há um sinal específico para melhorar o processo, caso contrário, será sinalizado que a célula deve ser encaminhada para uma morte programada (apoptose).
Retículo Endoplasmático Liso
O Retículo endoplasmático liso não possui ribossomos ligados à sua membrana e por isso parece liso. A sua função é,basicamente, participar daprodução de moléculas de lipidios, em especial fosfolipídios que irão compor a membrana das células. No entanto, dependendo do tipo de célula em que se encontra, o REL terá funções diferentes. Assim, por exemplo, ele pode estar mais envolvido na produção dos hormônios esteroides a partir do colesterol, ou com aregulação dos níveis de cálcio no citoplasma de células musculares estriadas.
Complexo golgiense
O Complexo de Golgi ou Aparelho de Golgi, ou ainda Complexo Golgiense, é uma organela de células eucariontes, composta de discos membranosos achatados e empilhados.
Suas funções são modificar, armazenar e exportar proteínas sintetizadas no retículo endoplasmático rugoso e além disso, origina os lisossomos e os acrossomos dos espermatozoides.
Lissosomos
O lisossomo é uma organela membranosa presente nas células eucariontes. Sua função é digerir substâncias para a célula, processo que ocorre graças às inúmeras enzimas digestivas que contem.
Os lisossomos são estruturas esféricasdelimitadas pela membrana formada por uma camada lipoproteica. Essas organelas contêm muitas enzimas que lhes permite degradar um grande número de substâncias. As enzimas são peptidases(digerem aminoácidos), nucleases(digerem ácidos nucleicos), lipases(digerem lipídios), entre outras. Como essas enzimas hidrolases funcionam em ambiente ácido, a digestão ocorre dentro dos lisossomos para não prejudicar a célula.
Os lisossomos Primários e Secundários
No Complexo de Golgi são formadas vesículas que se soltam originando oslisossomos primários. Esses lisossomos ficam no citoplasma até que a célula realize endocitose (fagocitose ou pinocitose) e englobe alguma partícula externa. Nesse processo, a partícula é interiorizada dentro de uma vesícula, chamada endossomo, que se funde com o lisossomo primário formando o lisossomo secundário, que é uma espécie de vacúolo digestivo
Comentários
Postar um comentário